segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Masturbação e virgindade

Mensagem:
Queria saber se ao masturbar-nos perdemos a virgindade, ou seja, o hímen rompe-se?


Resposta:
A masturbação feminina pode assumir várias formas com vários graus de contacto. Podem ser apenas carícias (e aí não há o risco de o hímen romper) e pode ser a introdução de objectos (ou afins) na vagina e aí, sim, existe o risco de se romper o hímen.
Mas, como vês, uma mulher também pode masturbar-se sem romper o hímen.
Para concluir, pensa um pouco no que significa perder a virgindade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Chás e a Gravidez




Por trás do uso de chás durante a gravidez, existem duas questões: a preocupação a respeito dos seus efeitos sobre o bebé; e também a questão levantada pela crendice popular sobre o chá abortivo.

Existe uma concepção sobre o uso de chás para provocar o aborto, especificamente o chá de carqueja. Esta concepção não encontra nenhuma evidência científica, e nenhuma droga é derivada desta planta para fins abortivos, mesmo em situações médicas e terapêuticas.

Na verdade, o uso abusivo de chás, que por sua vez contém substâncias, tais como a cafeína, que podem atravessar a placenta, pode provocar efeitos negativos tanto na mãe, quanto no bebé, mas raramente provocam o aborto. Por isso, são um risco para a gestante.

O seu uso para estas finalidades tem grandes chances de provocar sintomas graves de intoxicação, podendo até mesmo levar à morte da mãe.

Quanto ao uso de chás rotineiros durante a gestação, é importante observar quais chás possuem efeitos benéficos e quais podem prejudicar a mãe e o bebé.

De acordo com nutricionistas, a gestante deve optar pelos chás claros, mas não deve tomá-los todos os dias, sendo que a melhor opção de chá para a gestante é o de erva doce e erva cidreira porque tem efeito calmante.

Chás que podem ser utilizados na gravidez
Chá de erva doce;
Chá de erva cidreira;
Chá de alfazema.

Chás que não devem ser utilizados na gravidez
Chá mate;
Chá de cravo-da-índia;
Chá de canela;
Chá preto;
Chá branco;
Chá verde.


Fonte: Chás e a Gravidez | Planeamento Familiar

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Masturbação "a mais"

Mensagem
Masturbo-me regularmente há 3 anos e tenho hoje 18. Ultimamente reparei que aquilo a que chamam epidímio (não sei se o termo está bem escrito mas refiro-me aos canais onde são armazenados os espermatozóides nos testículos) se encontra bastante grande no meu testículo esquerdo, ao contrário do que se passa no direito. Ao apalpar é possível distinguir uma massa de canais quase tão grande como o próprio testículo. Não sei se é normal ou se é grave ou ainda se se deve aos meus estúpidos hábitos e agradecia muitíssimo que me ajudassem.

Envergonho-me de o fazer tanto e não quero falar com nenhum médico antes de ter a vossa opinião visto conseguir algum anonimato por esta via de conversa. Está claro, parei de me masturbar há 8 dias... Obrigado e por favor respondam-me.


Resposta
Masturbar-se muitas vezes não causa mal nenhum. Como em tudo, só será uma prática negativa se se tornar num exagero: se tu não conseguires deixar de pensar nisso ou de passares sem isso em qualquer circunstância. Resumindo: se for um vício, uma dependência.

Se tu te masturbares com uma regularidade semelhante à que terias relações sexuais (que até pode ser todos os dias), não estás a fazer nada de anormal.

O caso que contas tem mesmo de ser visto por um médico. Podes estar com algum problema. (Ah! E os teus hábitos não são estúpidos.)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Gravidez aos 40 anos



As mulheres contemporâneas, em geral, andam priorizando as suas carreiras. Esse fato, aliado à demora em encontrar um parceiro estável, que transmita segurança para se ter um filho, faz com que muitas delas adiem o sonho da maternidade e acabem tendo sua primeira gravidez depois dos 40 anos. A maternidade tardia está a tornar-se uma tendência da vida moderna. O número de mulheres que engravidam aos 40 anos dobrou nas duas últimas décadas criando um tipo de família diferente, pois quando os seus filhos tiverem 30 anos as mães terão 70.

Especialistas comentam que a gravidez aos 40 deve ser uma exceção, e não uma regra, visto que, apesar da medicina estar avançada e ter mudado, os aspectos biológicos continuam os mesmos. Conforme a idade vai avançando a taxa de fertilidade da mulher diminui e a de aborto aumenta.

Para as mulheres, a melhor idade para se engravidar é entre os 18 e 30 anos. Passado esse período os riscos aumentam gradualmente, por isso não é recomendável deixar para engravidar depois dos 35 anos. Antes dessa idade o risco de um filho nascer com síndrome de Down é de 1 em 600, mas após os 35 a taxa é de 1 em 100. A mãe aos 40 está mais sujeita a ter também pressão alta e diabetes, que podem acarretar complicações na gestação.

Mais da metade das mulheres acima dos 40 anos é infértil, pois, ao contrário dos homens que produzem espermatozóides durante toda a vida, a mulher já nasce com todos os óvulos produzidos. O tempo vai envelhecendo-os, fazendo com que a taxa de fertilidade caia conforme a idade avança. Por isso, especialistas comentam que aos 40 anos as mulheres estão com o organismo mais voltado para a menopausa do que para a gravidez.

A mulher com esta idade sofre maior desgaste físico que as que engravidam na idade recomendada. É como se a gravidez acelerasse um desgaste de 3 anos nessa mulher que normalmente tem menos pique e também menos condições físicas para passar por essa fase.

Lembre-se que, independente da idade, o mais importante é cuidar da saúde, principalmente durante a gravidez. Atualmente há mulheres de 40 anos muito mais saudáveis que as de 20, praticam desporto, controlam o peso e não fumam. Caso você seja uma mãe de 40 anos ou mais é indispensável o acompanhamento mais aprofundado de um médico ginecologista e obstetra.


Fonte: Gravidez aos 40 anos | Planeamento Familiar

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mamas de tamanho diferente

Mensagem:
Por que é que uma mama cresce sempre primeiro que a outra? É que eu tenho uma grande e outra que ainda nem começou a crescer...

Resposta:
As mamas das raparigas crescem a velocidades ligeiramente diferentes, mas não se gera uma diferença assim tão grande que seja problema, até porque rapidamente os peitos "acertam" o tamanho.

Só deves preocupar-te se for uma diferença muuuito visível, e mesmo assim, não corras para o médico, pois o nosso corpo na maior parte das vezes ajusta-se sempre naturalmente.
Dá tempo ao teu corpo, ok?

Tudo de bom

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como Engravidar Rapidamente e com Facilidade



À medida que as semanas transformam-se em meses você pode começar a perceber a dura verdade, que ficar grávida não é tão fácil como você tinha imaginado.

Mas então como engravidar rapidamente e com facilidade?
Se for a sua primeira vez tentando engravidar, você pode ter passado a maior parte de sua vida tentando “evitar” ficar grávida e mesmo assim com medo de ter ficado…
E bem, agora que chegou o momento você pode perceber que engravidar não é assim tão simples como você pensava.
Existem diversos fatores que podem estar impedindo você de engravidar rapidamente e com facilidade.

Por que Não Consigo Engravidar Rapidamente e com Facilidade?
Pois bem, logisticamente, o momento certo é muito importante. Uma mulher saudável irá ovular apenas uma vez a cada ciclo normalmente liberando um óvulo que precisa ser fecundado dentro de um período de 6 a 12 horas, a fim de engravidar. Este é o principal fator que impede a maioria das jovens saudáveis de engravidar.
O esperma do homem pode sobreviver no interior da mulher entre 2 e 3 dias, a situação ideal para a fertilização é a de que o esperma seja depositado no interior da mulher e fique a espera do óvulo – a maior parte das fertilizações realmente só ocorre na “boca” das trompas de Falópio. Por isso é importante que tenha relações e que saiba calcular o período fértil da mulher.

A qualidade do esperma masculino pode variar muito. Calor ao redor do testículo, o uso de roupa apertada e o excesso de ejaculação são fatores que podem diminuir significativamente a quantidade de espermatozóides ativos e férteis reduzindo a possibilidade de fertilização, não permitindo a você engravidar com facilidade.

Portanto, se um casal teve relações duas vezes por dia todos os dias durante o mês inteiro isso não seria necessariamente tão eficaz quanto ter relações apenas uma vez na hora certa, apenas horas antes que a ovulação ocorra.

Um método eficaz usado por muitos casais é o método gráfico ou método TBC (Temperatura Basal Corporal). Isso envolve basicamente medir diariamente a temperatura vaginal e registar em um gráfico.

Justamente no ponto da ovulação há um aumento significativo da temperatura. Isso, combinado com outros fatores, como a densidade de muco vaginal e possivelmente sensações abdominais serão exibidos quando a ovulação estiver ocorrendo.

Após alguns meses usando esse método de alta precisão, o casal pode prever com elevado grau de certeza quando exatamente a ovulação irá ocorrer e pode assim ter relações apenas algumas horas antes a fim de garantir que a mulher possa engravidar rapidamente e com facilidade.

As principais questões sanitárias que impedem a fertilização incluem fumar e beber, tanto em relação à mulher quanto ao homem. Comer de forma não saudável; a mulher deve certificar-se de estar ingerindo suficiente vitamina B12 (encontrados em carnes, peixes, ovos e leite).

Tomar complementos de ácido fólico também pode ajudar muito. Tomar drogas (incluindo medicamentos prescritos) também é muito prejudicial para o processo de concepção (e para o feto se você continuar durante a gestação). Fumar maconha reduz a quantidade de espermas ativos produzido pelo homem em mais de 50% e os efeitos podem durar por mais de 6 meses.

Todos estes aspectos demonstram quão difícil pode ser a engravidar e talvez você comece a ver que a criação de outra vida humana é realmente um milagre quando você perceber como improváveis as chances de fertilização realmente são. Porém, seguindo as dicas acima você conseguirá engravidar rapidamente e com facilidade.


Fonte: Como Engravidar Rapidamente e com Facilidade | Planeamento Familiar

sábado, 1 de dezembro de 2012

Laqueação de trompas

Mensagem
Desejava saber como é que cirurgicamente se processa a laqueação de trompas; se é por incisão externa ou por via vaginal. Tenho 37 anos, duas filhas e eu e o meu marido estamos seriamente a pensar nessa opção.

Resposta:
A laqueação (tanto quanto sabemos) pode ser feita pelos dois processos. Só o médico pode saber qual o mais indicado, mas lembramos que é um método dificilmente reversível.
Por favor, consulte o seu ginecologista e exponha-lhe as suas dúvidas. É o mais seguro e o mais sensato.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nidação: o que é, como acontece, quais os sintomas...


Vamos falar um pouco sobre a nidação, pois muitas mulheres tem dúvidas, não sabem o que é e como ocorre.

Após a fecundação nas trompas, o óvulo fecundado inicia um deslocamento lento para chegar até ao útero. Chegando ao útero ele precisa fixar-se para que a gravidez possa evoluir, esse processo de fixação chama-se nidação.

Como esse processo de deslocamento das trompas ao útero pode levar entre 4 a 15 dias, então a nidação ocorre entre esse tempo (4 a 15 dias após a fecundação). E só após a nidação, que o corpo inicia a produção do HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico), por isso é tão importante aguardar o atraso para fazer um teste de gravidez, pois antes disso o exame pode não marcar. Ou seja, não existe falso negativo e sim um teste/exame feito muito cedo.

Nesse período em que o óvulo se desloca ao útero, vai acontecendo a divisão celular, essa fase é chamada de mórula. E é nessa fase que o ovo fica mais vulnerável, pois os o sistema imunológico da mãe pode considerá-lo um corpo estranho e acabar atacando-o e o expulsando espontaneamente do corpo. Isso também pode ocorrer porque o organismo verifica que houve algum problema no processo de divisão celular, fazendo uma selecção natural, evitando que uma má gestação com problemas continue.

Pesquisas indicam que de cada 3 óvulos fecundados, apenas um consegue chegar ao útero da mãe. Aí mais um motivo para muitas vezes se demorar a conseguir engravidar. 

O endométrio é parte importante para que ocorra a nidação, pois ele precisa ser proliferativo, ter um espessura entre 7 e 15mm e ter 3 camadas, pois só assim a nidação acontece de forma segura para o desenvolvimento da gestação.

A nidação pode ser visível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos em sangue escuro, vivo ou bem claro, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo. Esse sangramento ou corrimento pode ocorrer uma única vez, ou várias vezes, sempre em pouca quantidade. Pois nesse processo podem ocorrer pequenas descamações do endométrio.

Se houver um sangramento em maior quantidade, semelhante ao fluxo menstrual, pode ser uma deficiência de progesterona, uma gravidez ectópica e/ou um início de aborto, ou um pequeno descolamento do endométrio com a implantação que se não estiver espesso o suficiente poderá fazer com que a gravidez não evolua. 

Se a gravidez tem mais tempo, ou seja a nidação já aconteceu, pode ser um deslocamento de placenta. Por algum problema, o ovo pode acabar se aderindo a parede da trompa, o que produz uma gestação tubária e ocasiona sangramento. Então é sempre bom consultar o médico em qualquer dessas situações.

Só com a nidação é que se que pode considerar, tecnicamente, o início da gravidez e a partir dela que inicia-se a formação da placenta.


Fonte: Nidação: o que é, como acontece, quais os sintomas... | Planeamento Familiar

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Homossexualidade: será que sou?

Mensagem:
Bom, tenho 14 anos e há cerca de alguns meses que tenho uma dúvida. Tem a ver com a homosexualidade. Eu muitas vezes que navego na net e vou ver sites pornográficos "excito-me" mais a ver pénis erectos e sites gay do que a ver mulheres. No entanto até hoje nunca me senti atraido por homens.. só por mulheres. Resumindo: Eu gosto de mulheres no que toca ao amor... mas no que toca ao sexo.. prefiro ver homens nus. Será normal ou apenas uma fase do meu crescimento?!


Resposta:
Por nós, o facto de te excitares mais ao veres pénis do que com mulheres não faz de ti um homossexual. Do que contas, essas são as experiências com a internet e com revistas e filmes. As tuas inclinações com gente de carne e osso são para mulheres, certo?
Talvez os pénis te cativem mais porque também tens um, porque comparas, porque é símbolo de poder...

Não dês muita importância à questão. E investe um pouco mais nas relações com gente a sério, pode dar-te segurança, autoconfiança e experiências mais válidas.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Chá abortivo: Mitos e verdades sobre o chá de canela

O que é mito e o que é verdade sobre o chá de canela? Ele é realmente um chá abortivo? Tomado quanto tempo depois da relação ele pode impedir a gravidez ou abortar? Existe alguma restrição em tomar esse chá?

O chá de canela não é um chá abortivo. Essa história é mito, pois qualquer substância abortiva seria controlada para venda.

O único medicamento de emergência é a chamada pílula do dia seguinte, que pode ser tomada em até 72 horas pós coito, e algumas vezes provocará irregularidade do ciclo e impedirá a nidação (implantação do embrião no útero).

Tomem cuidado com essas histórias de chás que são abortivos ou não. Se você realmente quer cuidar do seu corpo e evitar uma possível gravidez, procure um ginecologista e peça que ele indique o melhor método contraceptivo, além da camisinha.


Fonte: Mitos e verdades sobre o chá abortivo | Planeamento Familiar

domingo, 11 de novembro de 2012

Homossexuais, bissexuais e transgenders: qual a diferença?

Mensagem:
Qual a diferença entre homossexuais, bissexuais e transgenders

Resposta:
Sinteticamente: são homossexuais (gays ou lésbicas) as pessoas que se sentem sexual e emocionalmente atraídas por pessoas do mesmo sexo.
As pessoas designadas bissexuais tanto se envolvem com pessoas do sexo feminino como do sexo masculino.
A palavra transgenders é geralmente utilizada para designar um grupo de pessoas que não se encaixa nas definições de "homem" e "mulher" comummente utilizadas; inclui transexuais, andrógenos, travestis e transformistas.
Podemos dizer que as palavras homossexual e bissexual são, regra geral, utilizadas para indicar a orientação sexual de uma pessoa, enquanto transgender se refere à identidade do género da pessoa em causa.

sábado, 3 de novembro de 2012

Onze mandamentos da pílula do dia seguinte


Uma mulher que decida utilizar a pílula do dia seguinte deve fazê-lo devidamente informada. É exactamente para oferecer de forma sistematizada esta informação elementar que se coligem as observações que se seguem, sem prejuízo de uma regra de ouro, que consiste na obtenção junto do seu farmacêutico e do seu médico de informação adicional que possa concorrer para um maior nível de esclarecimento. Só depois é que se poderá falar em responsabilização assumida pela utilização deste medico contraceptivo de emergência.
E vamos aos factos.

Onze mandamentos da pílula do dia seguinte

1-Trata-se de um método que não substitui a contracepção regular.

2 - É destinatária desta pílula toda e qualquer mulher que tenha tido uma relação sexual não protegida.

3 - Importa saber claramente em que é que a pílula do dia seguinte difere da pílula habitual. Esta ultima é para ser tomada todos os dias, confere uma prevenção de gravidez durante todo o mês, e os comprimidos têm uma dose baixa de hormonas, enquanto que a pílula do dia seguinte têm uma dose muito elevada de hormonas, só se tomam 2 comprimidos apenas conferindo protecção á ultima relação sexual, se a mesma tiver ocorrido até 72 horas antes.

4 - Há que atender a natureza da sua aquisição. No preciso momento em que se escreve este texto, há uma marca que pode ser adquirida sem receita médica, e uma outra que está sujeita a prescrição médica, por razões de composição.

5 - Não se pode garantir totalmente que a toma desta pílula não evite a gravidez.A sua eficácia depende do tempo decorrido entre a relação sexual e a toma do primeiro comprimido, sendo máxima esta eficácia se o primeiro comprimido for tomado nas primeiras 24 horas após a relação, reduzindo-se a eficácia significativamente depois das 48 horas, sendo desnecessária a sua toma após as 72 horas, porque a partir daí não sortirá qualquer efeito.

6 - Quando se toma a pílula do dia seguinte, fica-se obrigado a adoptar, com novas relações sexuais ocorridas durante o mesmo ciclo menstrual, outros métodos contraceptivos eficazes (caso do preservativo, espermicida, cone vaginal, ente outros).

7 - A pílula do dia seguinte não pode ser administrada numa mulher grávida, no entanto pode sê-lo numa mulher que esteja a amamentar.

8 - Pode ser tomada em qualquer altura do ciclo menstrual, e estão bem identificados os quadros em que tem uma eficácia comprometida (isto é reduzida), a saber : mulheres que estejam a tomar anti-epilépticos(fenobarbital, carbamazepina, fenitóina, primidona), alguns antibióticos (rifampimicina), antifúngicos (griseofulvina).

9 - Esta pílula não está recomendada na mulher que esteja em risco de fazer uma gravidez ectópica (quer dizer fora do útero).

10 - Não é um método completamente inócuo, pois pode causar náuseas, vómitos, vertigens, dores de cabeça e de barriga, aumento de tensão mamária.

11 - O tratamento consiste na toma de 2 comprimidos. O primeiro, tomado sempre até 72 horas após a relação sexual, e o segundo 12 horas depois do primeiro. Caso surjam vómitos nas primeiras horas após ter sido tomado um comprimido qualquer, impõem-se a obrigação de tomar um novo comprimido já que anterior foi provavelmente eliminado pelo vómito (mesmo que o comprimido não tenha sido detectado no vómito, é de considerar que se perderam as substancias activas).


Finalmente toda a mulher que recorreu à pílula do dia seguinte deve ser observada em exame ginecológico ao fim de três semanas. E, caso a menstruação não tenha vindo na altura esperada, deverá fazer-se um teste de gravidez.


Renova-se a insistência na regra de ouro de informação adicional que se deve obter junto do farmacêutico ou do médico. Estes (Onze Mandamentos) devem ser apreciados como uma discrição elementar que em caso algum substituem a exigência da interessada em que se informar junto do seu farmacêutico ou médico sobre quando é que deve utilizar a contracepção de emergência, quais as precauções a ter, como é que deve agir para que esta pílula seja eficaz, que cuidados a ter durante o mesmo ciclo menstrual, se existem interacções com os medicamentos que está a tomar e qual a duração deste contraceptivo.

Mensagem central a reter: a todos os títulos, a contracepção, de emergência requer a consulta de um profissional de saúde, seja farmacêutico, enfermerio ou médico.


Fonte: Onze mandamentos da pílula do dia seguinte | Planeamento Familiar

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gravidez e partilha de toalhas

Mensagem:
Numa conversa de amigas, disseram-me que era possivel engravidar caso uma rapariga se limpasse a uma toalha antes utilizada por uma pessoa do sexo masculino. O que eu sabia é que, se fosse depois do acto sexual, havia possibilidade. Mas a minha dúvida é se quando não ha relaçoes sexuais é possivel engravidar ao utilizar a mesma toalha. Agradeço a vossa atenção.

Resposta:
Não te preocupes. Um espermatozóide, para chegar ao útero, tem de "sair disparado", ajudado pela força da ejaculação. Esses da vossa toalha, além de estarem mais mortos que vivos, provavelmente já não tinham energia para lá chegar. Sem relações sexuais (ou mesmo com esperma na toalha), usar uma toalha de outro não engravida de certeza. Excepto, é claro, se se recorrer à inseminação artificial, mas isso já é outro assunto.

Tudo de bom.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gravidez e menstruação

Mensagem
Pode-se engravidar quando se tem menstruação?

Resposta
A resposta é SIM, mesmo que seja bastante improvável.
Na dúvida, usem o preservativo. Protejam-se!
Tudo de bom!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Métodos de Combate à Infertilidade


A infertilidade atinge muitos casais em todo o mundo. Afinal “fabricar” um bébé é mais complicado do que se imagina. Mesmo nas melhores condições quando um casal tem relações no período fértil da mulher, a gravidez falha três em cada quatro tentativas. Se as condições não são as melhores (mulheres com mais de 35 anos, irregularidades do funcionamento do seu aparelho reprodutor, espermatozóides deficientes ou em pouca quantidade), as hipóteses de uma gravidez desejada tornam-se drasticamente mais baixas.
Felizmente, que novas portas se têm aberto no combate à infertilidade, pois nos últimos anos as pesquisas neste campo, têm-se desenvolvido muito. São diversas circunstâncias que acusam a infertilidade tanto na mulher como no homem:

MULHER
HOMEM

     Dificuldade no amadurecimento do óvulo e sua libertação;
      Dificuldade na implatação do ovo;
     Trompas estragadas ou bloqueadas devido a infecções pélvicas, DST ou endometriose (bocados de tecido que se escaparam do útero);
     Alergia ao esperma do marido (o sangue da mulher tem anticorpos que destroem os espermatozóides).

     Pouca produção de espermatozóides;
     Espermatozóides sem enzimas para entrar no óvulo;
    Falta de agilidade dos espermatozóide.



PARA COMBATER ESTES PROBLEMAS EXISTEM VÁRIOS MÉTODOS:

·       INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: consiste em introduzir no colo do útero da mulher, na altura da ovulação, espermatozóides do homem do casal ou de um dador. Usa-se este processo quando o marido é estéril (Fig. 1).

FIGURA 1 - INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL.

COM ESPERMA DO DADOR: o esperma é congelado e colocado no colo do útero da mulher durante a ovulação.
COM ESPERMA DO MARIDO: o esperma é recolhido e depois congelado. Selecionam-se os espermatozóides mais eficazes (devido à falta de agilidade por parte dos espermatozóides) sendo depois o esperma introduzido no colo do útero.


·      FECUNDAÇÃO IN VITRO: o óvulo é recolhido e colocado numa proveta em contacto com o esperma (do marido ou do dador). Dias mais tarde introduz-se o embrião no útero da mulher por via vaginal. Faz-se devido à obstrução das trompas ou devido a uma deficiência no endométrio (endometriose) (fIG. 2).

FIGURA 2 - FECUNDAÇÃO IN VITRO.

·       GIFT: recolhe-se óvulos da mulher e espermatozóides do homem que depois se colocam na trompa, próximos um do outro para que o encontro se dê. Ocorre-se a este método quando os espermatozóides são pequenos e em pequenas quantidades e pouco ágeis  e também devido à endometriose.
·       ZIFT: recolhem-se óvulos da mulher e esperma que se colocam em contacto numa proveta. Se houver fecundação o ovo é colocado na trompa. Usa-se devido à esterilidade do marido e à endometriose.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Higiene íntima feminina: tudo que você deve saber


Vida de mulher não é fácil. Em se tratando de saúde, então… é TPM, enxaqueca e outras coisas mais. É melhor nem explanar porque a lista é longa e o assunto aqui é higiene íntima. Atualmente, existem várias opções de produtos para cuidar do caso: lencinhos humedecidos, sabonetes específicos, protetores de calcinha, desodorizantes. São tantos os produtos que a variedade pode até nos confundir. Aí, o que seria um prosaico momento de limpeza se revela um verdadeiro banho de dúvidas.
O que pouca gente sabe é que a vagina também possui glândulas sebáceas e elas secretam um sebo capaz de exalar um cheiro característico quando entram em contato com o ar. O odor da genitália feminina é, portanto, normal por uma questão puramente fisiológica. Mas, se o cheiro começar a mudar ou ficar muito forte, você pode estar com algum tipo de infeção. O mesmo vale para o corrimento. Ele pode ser natural, mas, muitas vezes, é proveniente da chamada vaginite – ou seja, inflamação dos tecidos da vagina.
A vaginite ocorre, na maioria das vezes, pela ação de fungos, que produzem uma secreção espessa e esbranquiçada; de bactérias, que produzem um corrimento mal cheiroso; e de protozoários, que causam um corrimento espumoso e de cheiro desagradável. Portanto, meninas, a higiene é fundamental!

Higiene Íntima
Na hora do banho, a dupla água e sabão aliada a uma boa técnica de limpeza são ainda os cuidados mais importantes. “Não tenha medo de passar os dedos entre os grandes e os pequenos lábios para limpá-los, enxaguando bem, e prefira os sabonetes com pH neutro (ou os glicerinados) aos perfumados, para evitar irritação”, recomenda a ginecologista Sónia Valentim. E ela complementa: “Mulheres virgens devem lavar apenas a parte externa do órgão com sabonete. Já para quem tem vida sexual ativa, de tempos em tempos, a limpeza deve ser feita passando o dedo lá nas paredes do canal vaginal. Toda vez que não usar a camisinha é bom fazer assim também, para eliminar os resquícios de esperma”, ensina.
Mas, atenção: essa limpeza mais profunda não deve ser feita sempre, para não destruir a flora vaginal. Pelo mesmo motivo, as duchas internas também não são recomendadas, pois o forte jato de água acaba com a defesa natural da vagina. Já toda vez que fizer xixi ou evacuar, procure se limpar com água e sabonete. Fique atenta ainda ao modo correto de utilizar o papel. “Ele deve ser passado da frente para trás, ou seja, da vulva para o ânus”, explica a ginecologista. Dessa forma, impedimos que as bactérias que vivem na região anal passem para o órgão genital e provoquem infeções. A médica recomenda ainda o uso de lencinhos humedecidos quando a mulher utilizar banheiros fora de casa.
Outra dúvida recorrente da maioria das mulheres é em relação à depilação. Apesar de o aspeto ser mais higiénico, a ausência de pelos pubianos na região da vulva não é aconselhável. Segundo a ginecologista Maria Luiza Ruas, os pelos devem ser apenas aparados, pois protegem a pele da área genital, que é muito sensível.

Higiene e menstruação
Durante a menstruação, as mulheres sofrem uma variação de pH da mucosa vaginal. É muito importante, portanto, redobrar os cuidados com a higiene íntima neste período. As médicas recomendam lavar a região genital mais de uma vez ao dia, sempre que o absorvente for trocado. De acordo com elas, o que causa o mau cheiro não é o sangue, mas o contato dele com o ar, que permite a proliferação de bactérias. Ao lavar, evita-se o odor peculiar e possíveis infeções. “As trocas de absorventes ficam a critério de cada uma, depende do fluxo”, diz Dra. Sónia.
Já para quem usa absorvente interno, um alerta: não se pode passar mais de três ou quatro horas com o mesmo. Além de infeção vaginal, corre-se o risco de ter uma séria infeção na região pélvica. Outra má notícia: esqueça os protetores diários de calcinha. Eles impedem que a área respire, tornando o ambiente húmido e abafado, perfeito para a proliferação de fungos.
Evite
O arsenal de limpeza é vasto, os cheirinhos também. No entanto, talcos, desodorizantes, perfumes íntimos e absorventes perfumados não são indicados. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, eles não ajudam na higiene e podem causar alergias e irritação em função das essências.
Calças compridas, muito apertadas, e a meia-calça também estão condenadas, já que comprimem a região genital, abafando e favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Em relação às calcinhas, dê preferência aos tecidos de algodão, porque os sintéticos, como a lycra ou a renda, impedem a ventilação.
Fique atenta, também, ao biquíni. Evite ficar com ele molhado por muito tempo, ou em contato direto com a areia e locais desprotegidos. “Sempre peço às minhas pacientes para não vestirem as peças íntimas com sapato ou chinelo. Se encostarem sem querer, ela pode ficar contaminada e infeccionar a vagina”, alerta Dra. Sónia Valentim.

Lembre-se!
Não é objetivo dos produtos de higiene íntima acabar com qualquer tipo de corrimento. É importante reforçar que esses produtos servem apenas para facilitar a remoção dos resíduos vaginais, diminuindo os riscos de infeções e doenças ginecológicas. Se você notar algo de diferente na secreção ou no cheiro das suas partes íntimas, nada de tomar ou passar remédios recomendados por amigas. Procure um médico imediatamente. Quanto antes você começar o tratamento correto, mais fácil resolver o problema. Mas, não esqueça, a prevenção é o melhor remédio. Cuide-se!


Fonte: Higiene íntima feminina: tudo que você deve saber | Planeamento Familiar

domingo, 21 de outubro de 2012

Gravidez

Mensagem:
"Fazer amor" na banheira ou na piscina engravida?
Mesmo eu tomando a pílula, para controlar a menstruação e para evitar gravidez, eu podeia "fazer amor" com o meu parceiro sem usar camisinha?

Resposta:
Fazer amor na banheira pode engravidar, sim, mas estamos a falar de ter relações sexuais completas: penetração e ejaculação na vagina da mulher.
Se o homem ejacular na água (na água mesmo), o risco de a mulher engravidar não existe. Os espermatozóides "nadam" bem, mas só no meio que lhes é favorável: dentro do corpo da mulher.

Se tomas a pílula (como indicado), não só regulas a menstruação como evitas a gravidez. Se nenhum de vocês tiver (de certeza absoluta) nenhuma doença sexualmente transmissível, claro que podem dispensar a camisinha, mas SÓ nesse caso.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gravidez na adolescência, o que fazer ...


A taxa de fecundidade na população diminui em todos os grupos etários, mas entre os adolescentes de 15 a 19 anos baixou menos, andando à volta de 13,5 casos de gravidez por cada mil adolescentes (nos Estados unidos da América o número é de 96 casos de gravidez por cada mil adolescentes).

Outro dado importante é a escassa utilização de métodos anticoncepcionais e a alta percentagem de abortos provocados neste grupo de idades. No nosso meio, aproximadamente 10% das mulheres em que são praticados abortos legais têm menos de 20 anos; nos Estados Unidos 40% das adolescentes grávidas recorrem ao aborto.

A gravidez em adolescentes não é um fenómeno novo. Talvez alguns factores sociais actuais permitam uma análise aproximada das suas causas: puberdade numa idade mais precoce, trivialização da sexualidade, erotismo constante nos meios de comunicação, adolescência demasiado longa, etc.

Não obstante, o problema básico pelo qual se verifica é a falta de previsão (sobretudo quanto ao uso de anticoncepcionais) e não só por inconsciência, mas fundamentalmente por desinformação e ignorância.

A adolescente grávida e posteriormente a adolescente e o adolescente pais e sua filha e filho são pessoas com alto risco, tanto médico como social.

Em Portugal, e segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, havia em 1998, 95 mães com menos de 15 anos e 7308 com idades entre os 15 e os 19.

EXISTEM MUITOS MITOS SOBRE NÃO ENGRAVIDAR

Não se engravida...
Se tomar banho a seguir ao acto sexual?
Se for a primeira vez que se tem relações sexuais?
Durante a menstruação?
Se se tiver relações sexuais em pé?
Se se retirar o pénis entes da ejaculação?
Quando não se atinge o orgasmo?

NÃO! CUIDADO!
Em qualquer destas situações podes engravidar!

Sintomas da gravidez:
Seios doridos;
Muito sono e cansaço;
Ficar sem menstruação;
Ficar enjoada.

CUIDADO! Se sentires alguns destes sintomas deves dirigir-te ao Centro de saúde.

sábado, 13 de outubro de 2012

Higiene íntima masculina: tudo que você deve saber


A higiene é sinónimo de saúde, sabemos que precisamos tê-la, para o nosso bem estar, ela representa um conjunto de técnicas e maneiras em que evitarmos doenças, e com isso usamos alguns procedimentos de higienização para o resto de nossa vidas, como lavar os cabelos, escovar os dentes, tomar banho, usar desodorantes, e a higienização íntima é um dos pontos mais importantes para o corpo, pois evita a proliferação de bactérias e fungos na região íntima dos seres humanos. Assim como as mulheres os homens também tem que manterem a higiene íntima em dia e com cuidados redobrados, para poder desfrutar de uma melhor saúde. Então pensando em benefícios confira nos tópicos os cuidados, dicas e produtos que auxiliarão na melhoria da higienização íntima masculina.

Cuidados higiene íntima masculina
A higiene íntima masculina é tratada e encarada como um comodidade em relação ao das mulheres, mas é algo que não deveria ser assim. Vários urologistas recomendam e afirmam que a higiene íntima masculina é algo que deveria ser dado mais atenção, pois é uma das atitudes que mais causam infecções e doenças gravíssimas, como câncer de pênis, afirma os especialistas. Com a falta de higiene íntima possibilita o surgimento de tumor na fimose, em que muitos casos há demora na descoberta, e uma inflamação chamada de balanite localizada na glande ou no prepúcio da região íntima masculina. Os riscos são muitos advindos pela falta de higiene íntima masculina.

Dicas higiene íntima masculina
Para os homens terem uma boa higiene íntima e com isso consequentemente evitar graves doenças, siga algumas sugestões de dicas e concelhos de como fazer isso corretamente.
Primeiramente sempre tome banho regularmente, e em épocas de calor intensifique está prática, é importante que você adquira um sabonete íntimo neutro para se banhar, e após o banho enxugue a região íntima para não permitir a propagação de fungos e bactérias, evite utilizar produtos com perfume demasiado, pois podem causar irritação e alergia.
As roupas utilizadas também fazem toda a diferença para manter a higienização da região íntima masculina e não permitir a proliferação de fungos e humidade. Para tal fim é recomendável usar cuecas de tecidos de algodão, pois outros tecidos fazem com que retenham mais humidade e com isso a proliferação das bactérias. Não use roupas apertadas, molhadas e lave as mãos sempre.

Produtos higiene íntima masculina
Os produtos para a higienização íntima mais recomendáveis são os sabonetes neutros, ou mesmo os líquidos, e também para o dia a dia lenços humedecidos ou papel higiênico para manter a região limpa após urinar.
Esses produtos são todos encontrados facilmente em supermercados, lojas de cosméticos e farmácias em sua cidade, em preços acessíveis.
E para mais informações sobre higiene íntima masculina ou mesmo o aparecimentos de anomalias, consulte o urologista para sanar quaisquer dúvidas. Previna-se sempre, este é o melhor caminho para garantir a boa saúde .


Fonte: Higiene íntima masculina: tudo que você deve saber | Planeamento Familiar

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Gosto dele

Mensagem:
Na minha escola existe um rapaz que eu gosto muito; pode-se mesmo dizer que o amo.
Não sei se ele partilha os mesmos sentimentos que eu.
Gostaria de saber como saber isso.
E já agora saber como é que eles podem ser comquistados.
Gostaria de ter a resposta o mais depressa possivel se não ainda o perco.
com muito amor e carinho

Resposta:
A nossa opinião é simples. Se achas que gostas dele tens de tentar conquistá-lo. Se ele não gostar de ti, tens de ter paciência...
Se ele gostar, é fixe. Se não... Dói, tens de aceitar, mas ao menos ficas a saber.
Claro que primeiro deves arranjar maneira, talvez com as tuas amigas, de perceber se ele sabe que tu existes. Se ele não souber que tu estás aí, tens de ir arranjando maneira de ele dar por ti. Estar perto, pedir algo emprestado, dar um recado de alguém, sei lá...

Depois, fala com ele (a sós, é melhor), diz-lhe o que sentes e logo vês.
Sim, é preciso moooooontes de coragem, mas ao menos, tiras daí o sentido.. Arrisca.

E conquistar alguém?
É preciso afinidade de gostos (não todos), de feitios, de interesses e algum humor,... Neste momento és tu que o "conheces" melhor e terás de te aplicar: usa os teus sentidos e muito bom senso.

Boa sorte!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os Métodos Contraceptivos


ÉTODOS MECÂNICOS DE CONTRACEPÇÃO




D.I.U
(FEMININO)


DIAFRAGMA
(FEMININO)




PRESERVATIVO
(MASCULINO)














DESCRIÇÃO

   Filamento delgado introduzido no útero. 

Anel de borracha

   Invólucro de borracha muito fino e flexível.

MODO DE ACÇÃO

Suprime a ovulação.

Impede que os espermatozóides atinjam o útero.

Impede que os espermatozóides se difundam na vagina. 

EFICÁCIA

92 A 99 %

70 %

89 %

EFEITOS
SECUNDÁRIOS



Contracções do útero para expulsão.
  Fluxo menstrual abundante.

Possíveis alergias.



Possíveis alergias.


MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTRACEPÇÃO




PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

ESPERMICIDAS







DESCRIÇÃO

Hormonas sintéticas semelhantes à progesterona e ao estrogénio.

Cremes vaginais.

MODO DE ACÇÃO

Suprime a ovulação.

Extermina os espermatozóides no colo uterino.

EFICÁCIA

99 %

60 a 75 %

EFEITOS
SECUNDÁRIOS



   Pode ocorrer muitas vezes tensão arterial elevada, coágulo sanguíneo (trombose), alterações ligeiras do peso corporal, infecções vaginais, cefaleias e/ou náuseas.

Possíveis alergias.





MÉTODOS DE CONTRACEPÇÃO MÉDICO - CIRÚRGICOS




LAQUEAÇÃO DAS TROMPAS

VASECTOMIA








DESCRIÇÃO

Hormonas sintéticas semelhantes à progesterona e ao estrogénio.

Seccionamento ou obstrução dos canais deferentes.

MODO DE ACÇÃO

Torna impossível o encontro do óvulo com o espermatozóide.

  Fecundação impossível dada a ausência de espermatozóides no esperma.

EFICÁCIA

100 %

100 %

EFEITOS
SECUNDÁRIOS



   Podem ocorrer distúrbios psicológicos devidos à infecundidade

Podem ocorrer distúrbios psicológicos devidos à infecundidade


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Gostar de duas pessoas ao mesmo tempo

Mensagem:
Sei que estar a perguntar isto é uma estupidez mas eu não me estou a sentir mesmo nada bem! Há pouco tempo um rapaz mais velho (eu estou no 9.º ano) pediu o meu número e tudo bem falávamos muito como amigos, tudo normal.

Ele tinha namorada, gostava de outra rapariga e dizia que gostava de "curtir" comigo! E eu tudo bem porque ia ser só uma curte mas já gostava dele. Mas no meio disto tudo começo a receber mensagens do irmão mais novo dele (também é mais novo que eu 1 ano) e ficámos muito bons amigos. Eu e o mais velho acabámos por não curtir porque ele dizia que eu falava muito com o irmão dele e que ele (o irmão) só falava comigo para o confrontar. Eu fiquei na minha e continuei a falar com o mais novo e ele disse que gostava de mim.

Quando eu já estava disposta a ter um tipo de relacionamento com o mais novo aparece o mais velho a dizer que me adorava! Fiquei confusa e perguntei que tipo de relacionamento é que ele queria e ele disse que primeiro curtir e depois de 2 semanas se ele não conseguisse nada com a rapariga de quem gostava começava a pensar em namorar comigo (e acabou com a namorada!). Depois disse que o irmão não queria nada comigo e que já tinha feito isto com outras raparigas que ele tinha conhecido e eu ao confrontar o mais novo ele não desmentiu nada mas disse que comigo era muito a sério e já imensa gente me disse que ele gosta imenso de mim mas não tenho a certeza! Que confusão!

Sei que isto parece um atrofio de miúdos mas eu não estou nada bem! Só queria uma opinião que me pudesse ajudar a escolher... porque eu acho que gosto dos dois! Ah! E também gostava de perguntar se será melhor confiar nos rapazes mais velhos ou nos mais novos! Um dos rapazes que costuma estar quase sempre com os dois irmãos diz que o mais novo gosta mesmo de mim mas que tem quase a certeza de que o mais velho não ia gastar dinheiro em mensagens só para gozar com uma pessoa!

Gostava que me ajudassem, nem que fosse só uma opinião para eu organizar as ideias! Obg! =) *


Resposta:
Na verdade, tens aqui uma situação chata... Gostas de qual? Qual gosta (mais) de ti?
Sabes, nós achamos que estas coisas todas passam por se falar directamente com as pessoas... Sem intermediários.
Não é o facto de um deles ser mais novo um ano que pode fazer muita diferença em termos de maturidade.

Esclarece com ambos se gostam mesmo de ti - essa do "curtir para ver se dá" é que é um atrofio... Será que esse rapaz anda desesperado por ter "alguém"? Quanto ao outro, parece que o grande "azar" dele é ter o irmão irmão como rival.

Fala sempre directamente com as pessoas quando tiveres estas questões.
E ouve o teu coração - é que gostares de alguém implica responsabilidades (tu gostares é importante, mas ele gostar é essencial). Ou então, se não tens a certeza, encara estas coisas como um passo na aprendizagem dos afectos. E não te compromentas se não achas que o que sentes é suficientemente forte.

Tudo de bom.

domingo, 23 de setembro de 2012

Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência, assim como fica claro pelo termo, consiste na gravidez quando ainda se está na fase da adolescência. Entretanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a adolescência como o período que vai de dez a vinte anos na vida de uma mulher. 

Cada país especifica a idade em que seus cidadãos, pela lei, passam a ser considerados adultos. A idade média da primeira menstruação é de 12 anos, embora este valor varie de acordo com a etnia, peso. A média de idade da primeira menstruação está diminuindo gradualmente com o passar dos anos. 

Quer a fertilidade precoce leva a gravidez na adolescência depende de uma série de factores, tanto sociais e pessoais. Mundialmente, as taxas de gravidez adolescente variam de 143 por 1000 na África sub-sariana, para 2,9 por 1000 na Coreia do Sul. Grávidas adolescentes enfrentam muitos dos mesmos “problemas” obstétricos que mulheres nos seus anos 20 e 30 apresentam. No entanto, existem outras preocupações médicas para jovens mães, principalmente aquelas com menos de 15 e aquelas que vivem em países em desenvolvimento. Para as mães entre 15 e 19, a idade em si não é um factor de risco, mas riscos adicionais podem ser associados a factores socioeconómicos. 

Dados que sugerem a gravidez adolescente como uma questão social nos países desenvolvidos inclui mais baixos níveis educativos, taxas mais elevada de pobreza, e crianças de mães adolescentes que não tem renda. A gravidez na adolescência em países desenvolvidos é geralmente fora do casamento, e carrega um estigma social em muitas comunidades e culturas. 

Por estas razões, tem havido muitos estudos e campanhas que tentam descobrir as causas e limitar o número de gravidezes entre adolescentes. Em outros países e culturas, em particular no mundo em desenvolvimento, a gravidez adolescente é geralmente dentro do casamento e não implica em estigma social. Riscos e Consequências da Gravidez na Adolescência A saúde do bebé e da mãe é particularmente preocupante entre as jovens que estão grávidas ou cuidando da criança. A nível mundial a incidência de parto prematuro e parto abaixo do peso é maior entre mães adolescentes. Investigações indicam que grávidas adolescentes são menos propensas a receber assistência pré-natal, muitas vezes a procuram apenas no terceiro trimestre, outras vezes nem chegando a procurar. 

Relatos indicam que um terço das adolescentes grávidas recebem atendimento pré-natal insuficiente e que os seus filhos têm mais probabilidades de sofrer de problemas na infância ou ser hospitalizados do que os filhos de mulheres mais velhas. Muitas grávidas adolescentes são sujeitas as deficiências nutricionais de pobres hábitos alimentares comuns na adolescência, incluindo tentativas de perder peso através de dieta, pular refeições, lanches não nutritivos e o consumo de fast food. Nutrição inadequada durante a gravidez é um problema ainda mais acentuado entre os adolescentes nos países em desenvolvimento. As complicações na gravidez resultam na morte de um número estimado de 70000 garotas nos países em desenvolvimento a cada ano. Jovens mães e seus bebés também estão em maior risco de contrair o HIV. 

A Organização Mundial de Saúde estima que o risco de morte após a gravidez é duas vezes maior para as mulheres entre 15 e 19 anos do que para aqueles com idades compreendidas entre os 20 e 24. A taxa de mortalidade materna pode ser até cinco vezes maior para as garotas com idades compreendidas entre os 10 e 14 do que para as mulheres de cerca de vinte anos de idade. Aborto ilegal também gera muitos riscos para meninas adolescentes em áreas como a África sub-sariana. Riscos de complicações médicas são maiores para as garotas de14 anos de idade ou mais jovens, com uma pélvis ainda subdesenvolvida pode levar a dificuldades no parto. 

Parto com problemas geralmente é solucionado com uma cesariana nas nações industrializadas, no entanto, nas regiões em desenvolvimento onde os serviços médicos podem estar indisponíveis, pode levar a eclampsia, fístula obstétrica, a mortalidade infantil, materna ou morte. Para as mães adolescentes já no final da gravidez na adolescência, a idade em si não é um factor de risco, e os pobres resultados estão mais associados com factores socioeconómicos, em vez de os biológicos. Fonte: Gravidez na Adolescência | Planeamento Familiar

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Glossário: há palavras que têm mais de um significado

Mensagem: 
Já ouvi falar mas não sei o que é, podiam dizer-me o que é um "bico"?

Resposta: 
Do que sabemos (e pensamos que é), um "bico" é "masturbar" o pénis de modo a causar excitação e a consequente ejaculação. Normalmente faz-se com a(s) mão(s) e/ou com a boca. E normalmente é "ela" que o faz a "ele". Tecnicamente chama-se felação (fellatio, em Latim e Inglês). Praticar sexo oral é uma opção, e aproveitamos para dizer que engolir o esperma não tem contra-indicações, a não ser a pessoa poder achar isso menos apetecível...