sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pílula: pode haver gravidez nos dias de interrupção?

PERGUNTA:
Eu tenho uma dúvida que me tem feito pensar muito.. é assim, eu estou a tomar a pilula e gostava de saber se estou protegida naqueles 7 dias de interrupção da mesma. Eu acho que não faz muito sentido estar protegida, visto que se não estou a tomar há ovulação, mas tenho dúvidas e posso não estar certa. Gostava que me dissessem então, se devo usar preservativo nesses 7 dias. Obrigado pela atenção; fico á espera de resposta.

RESPOSTA:
A pílula, se for tomada como indicado, protege sempre, mesmo nos dias de intervalo.
Os dias de pausa, para que saibas, geram um sangramento semelhante à menstruação, mas que de facto não o é. É causado pela interrupção da toma das hormonas, que é o que faz a pílula: ao aumentarem-se artificialmente os níveis de estrogénio, o corpo "pensa" que está grávido, por isso não há "outra" fecundação e não se engravida.

Lê a bula (o papelinho) que acompanha a embalagem e verás as tuas dúvidas esclarecidas.

Tudo de bom!

Nenhum comentário: