domingo, 15 de janeiro de 2012

Homossexualidade

PERGUNTA
Devo contar que sou homossexual?


RESPOSTA

Antes de tudo, é muito importante que tenhas a certeza absoluta da tua homossexualidade antes de "sair do armário". Se ainda te debates com sentimentos de culpa e atravessas períodos de depressão, deves esperar antes de assumir a tua homossexualidade perante alguém.

Antes de tomares essa atitude, recomendamos que contes com um(a) amigo(a) e/ou namorado(a) que te possa apoiar se a conversa com os teus pais (por exemplo) não correr bem (pelo menos nos primeiros tempos) e decidires sair de casa.

Sugerimos ainda que estejas atento(a) ao estado emocional das pessoas com as quais irás comunicar: pessoas que lutam com os seus próprios problemas estarão menos disponíveis para apoiar outras. Se assim for, espera um pouco. Nesta ocasião (como em muitas outras) a paciência é uma qualidade preciosa e que será também necessária, em largas doses, após teres falado sobre a tua opção sexual às pessoas que te rodeiam... A verdade é que a maior parte das pessoas leva algum tempo (por vezes, anos) a assimilar e/ou aceitar o facto.

Procura obter informação rigorosa sobre o significado e implicações da homossexualidade. Quem está bem informado está preparado para informar e para esclarecer ideias feitas que, muitas vezes, não são cem por cento verdadeiras.

Acima de tudo, pensa que ser homossexual é algo que faz parte da pessoa que és, logo, assumir aquilo que realmente somos não é (nem nunca foi) um pecado.

Nenhum comentário: