quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Masturbação na Adolescência – Saiba como Lidar


O número de relatos que recebemos de pais que se dizem envergonhados e ou até culpadas pelo facto dos seus filhos se masturbarem, é impressionante. Mas é apenas o tabu da “masturbação”, que é tão normal quanto comer um gelado no verão, então, a partir de agora, tratemos este assunto com a normalidade e a maturidade que ele merece.

A masturbação, nada mais é do que o sexo que você faz consigo mesmo. Sendo assim, você não estará apenas tendo um momento de prazer superficial, mas poderá aprender a respeitar mais o seu próprio corpo numa relação a dois, além de descobrir o que lhe dá mais ou menos prazer.

Na adolescência é a fase que começa a descobrir o corpo, e as quantidades de hormônios se duplicam, no qual fazem eles começarem a se masturbar, principalmente quando eles já sabem sobre sexo. Normalmente são sempre os meninos que começam primeiro, só depois as meninas, nesta fase para aliviar a tensão do sexo eles buscam a masturbação de forma solitária.
E não, não são só os adolescentes que se masturbam, muitos adultos ainda fazem parte desta fase, contendo excesso de hormônio, ou por falta de parceiros (as). Se tem um filho ou uma filha, e já os viu a masturbar-se, isso é totalmente normal, está é a fase do conhecimento do corpo e do prazer, não leve isso como uma falta de respeito e sim como um conhecimento do corpo e dos desejos.

Em outros casos, a masturbação pode vir como tentativa de solução para outros problemas. No caso dos rapazes, os que sofrem de ejaculação precoce, por exemplo, podem utilizar a masturbação para trabalhar o problema.

Já nas raparigas, a masturbação – que antes da perda da virgindade NÃO PODE ser realizada com penetração, seja de dedos ou de qualquer outro objeto – pode vir a calhar para as que sofrem com a dificuldade de atingir o orgasmo – o que é muito comum – já que a masturbação, principalmente no caso das mulheres, tende a estimular descobertas sobre a vagina.

A masturbação pode ser uma amiga importante, desde que seja feita com maturidade, e com a vontade necessária.

Fonte: Masturbação na Adolescência – Saiba como Lidar | Planeamento Familiar

Nenhum comentário: