quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adolescência: quais os sinais?

Eu tenho uma grande dúvida. Tenho treze anos e ainda não tenho seios e não sei o que se passa comigo - serei normal? E mais outra pergunta: de há uns tempos para cá comecei a notar nas minhas cuecas uma coisa branca pegajosa; não sei o que é e não tive coragem de contar a minha mãe o que tenho. Estarei doente? Explicam-me o mais rápido possível? Obrigado. Até á próxima.

Resposta
O que te está a acontecer é perfeitamente normal.
Chama-se puberdade e adolescência. O teu peito crescerá regularmente (muito ou pouco, dependendo de factores genéticos) por esta altura e virá a menstruação.
Essa "coisa branca e pegajosa" tem a ver com o desenvolvimento - mas só se não cheirar mal - se for esse o caso vai já ao médico.

Dá-te um bocadinho de tempo: algumas raparigas desenvolvem-se mais depressa, outras mais devagar. Vai com calma.
E se a tua mãe for uma pessoa aberta, fala com ela - ela já passou por isso e é o mais sensato: ela não está contra ti.

Nenhum comentário: