domingo, 13 de maio de 2012

Saúde: circuncisão

Errado.
Embora actualmente muitas pessoas ainda pensem que ser circunciso é uma característica exclusiva dos homens que prefessam a religião judaica, o facto é que se calcula que, em todo o mundo, um em cada sete homens é circuncisado. Na Europa a percentagem de homens circuncidados varia entre 4% e 10%. Na Austrália e Canadá ela atinge 40% e, nos Estados Unidos da América, 80% dos homens.

Mas o que é a circuncisão?
A circuncisão é uma pequena cirurgia do pénis que consiste na remoção do prepúcio (a pele que reveste a glande – a extremidade do pénis). Da intervenção resulta uma costura a toda a volta da zona cortada. É uma operação que pode ser feita com anestesia local e que não implica internamento. Os pontos podem causar algum incómodo, mas caem ao fim de cerca de uma semana.

Contrariamente ao que sucedia há alguns anos atrás, a circuncisão sem razões médicas ou religiosas, tem vindo a ser desaconselhada pelos médicos. Considera-se que uma boa higiene do pénis oferece todas as vantagens da circuncisão de rotina.

As razões que mais frequentemente levam os homens a serem submetidos a esta cirurgia são: balanite recorrente, maus (ou inexistentes) hábitos de higiene, infecções urinárias, razões sociais ou religiosas, fimose, parafimose.

Nenhum comentário: