quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dor na 1.ª vez

PERGUNTA:
É verdade que na primeira vez que uma rapariga tem relações sexuais pode sentir dor? Que fazer para preveni-lo ou "suavizá-lo"?

RESPOSTA
Doer na primeira vez depende do relaxamento que se tem no momento e daquilo que se espera. Nota que é mais fácil "doer" muito se a pessoa estiver à espera que doa muito...

Se não se estiver com dúvidas, com medos e, por isso, tensa, não deve haver dor, nem dessa vez nem das seguintes. A dor não é normal.
Claro que pode haver alguma dor no momento da penetração, mas não durante todo o acto.
Ele foi carinhoso? Acarinhou, acariciou, preocupou-se com os preliminares?

Na tua primeira vez, garante que queres mesmo fazer isso e que o ambiente está bem - não há medos. Há carinho, há respeito.
Preocupa-te sim se doer sempre que tiveres relações.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Depilação

PERGUNTA:
Olá. Eu gostava de saber se as raparigas na sua primeira vez ou mesmo quando fazem amor das outras vezes costumam fazer depilação dos pêlos púbicos? É que se não fazem os namorados ou companheiros não sentem nojo delas ou as acham peludas?! Gostava que me tirassem esta dúvida porque se um dia quiser iniciar a minha vida sexual não sei o que vou fazer porque sou um bocado peluda em relação a isso mas também não gosto de depilação!!! Espero que me possam ajudar... Obrigada.

RESPOSTA:
Na tradição japonesa, os pêlos púbicos são tabu. Na nossa sociedade são normais.
São as mesmas modas que "decidem" que os homens se depilem (au!) que podem levar-te a ti e às tuas amigas a depilarem (au, au, au!) a zona púbica...
Não temos qualquer informação que nos garanta que os rapazes acham isso nojento... Será moda nova? Se houver boa higiene não há razão para depilar nada - a não ser as virilhas, mas isso já o é há muito tempo.
Pode ser comparado a um homem com barba (desculpa-nos a comparação) - se estiver de cara lavada, barba aparada e limpinho, tudo bem.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Conquistar uma rapariga

Como conquistar uma rapariga com 12 anos?

RESPOSTA
A resposta à tua perguntas não tem a ver com a idade dela. Está em observares as miúdas à tua volta, em especial a que te interessa: vê o que elas fazem, que música ouvem, que filmes vêem, onde gostam de ir, de quem falam e de que falam...

De resto, as raparigas de qualquer idade gostam de rapazes meiguinhos, nada brutos, que as respeitem, que tenham humor, que lhes liguem e que sejam maduros (nada de coisas de "putos"), percebes? Quando um rapaz gosta mesmo de uma rapariga, liga-lhe e gosta realmente de estar com ela.

Truques? Fala com elas (as raparigas adoram falar de tudo e de nada - as vezes são bem chatas) e ouve-as. Pronto!

Para que ela se possa interessar por ti, ela tem de reparar em ti, ver que tu existes (e não é fazendo o pino à frente dela...). Dá-lhe os bons dias, pergunta-lhe as horas ou outra coisa qualquer. Pede-lhe uma informação, etc. Usa a imaginação! Depois de ela reparar em ti e falarem os dois, arranja modo de prolongar o contacto / a conversa (ou mais conversas). Descobre algo de interesse comum (não é fácil) ou convida-a para algo de simples, ou... Agora é contigo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como é que eu sei que ela gosta de mim?

PERGUNTA:
Olá. Queria que me esclarecessem uma dúvida. Como é que eu sei que uma rapariga gosta de mim? Por favor enviem-me a resposta o mais rápido possível.


RESPOSTA:
Olá, Francisco!
Como é que podemos explicar uma coisa que só cada pessoa pode sentir? Há muitos indicadores: uma atenção, um olhar, um sinal, um sorriso, um convite... Isto acontecendo bastantes mais vezes, sem ser a gozar, com respeito. Se gostares dela, retribuirás.

E como ter a certeza?
A falar é que a gente se entende. Há-de haver um momento em que se fala e aí podem esclarecer-se as coisas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Começar a tomar a pílula

PERGUNTA:
Esta semana fui a uma consulta de Ginecologia e a médica receitou-me uma pílula que melhora o acne e regula o período... Essa pílula também resulta como contraceptivo? É que já pensei em começar a minha vida sexual... É preciso deixar de a tomar para começar a ter relações sexuais? A Dr.ª disse qualquer coisa sobre esta pilula e a vida sexual... Algo que eu não entendi bem. Gostaria de ver estas minhas "dúvidas" esclarecidas. Obrigada pela atenção...

RESPOSTA:
Sim, se a ginecologista te receitou a pílula, ela também resulta como contraceptivo, mas nada de te pores a fazer sexo só porque sim. As relações sexuais devem ser fruto de uma relação afectiva, e não sexo que se faz só para a "aproveitar".

Se deixares de tomar a pílula para teres relações sexuais, o mais certo é acabares grávida! A pílula deve ser tomada tal e qual como o médico mandou: tanto para a acne, como para regularizar o período, como para impedir a gravidez.

Notas:
(1) A pílula não impede que se apanhem doenças sexualmente transmissíveis! Para isso, só o preservativo.
(2) Se quiseres perceber bem como funciona a pílula, lê a bula (o papelinho) que ela traz.

Mais dúvidas, escreve!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Comichões e seios assimétricos

PERGUNTA:
Olá! Tenho duas perguntas e gostaria que fossem esclarecidas, por favor! Ouvi dizer que quando uma rapariga/mulher sente muita comichão no peito é indício de uma doença - é verdade? É que é o meu caso; também gostaria de saber se é normal uma rapariga de 15 anos ter um seio maior que o outro? Por favor respondam e obrigado.

RESPOSTA:
A comichão no peito não é muito comum, e devias pôr essa dúvida ao médico.
Os seios terem tamanhos diferentes, é comum, sobretudo durante a adolescência, mas não com tamanhos muito diferentes. Aproveita, vai ao médico e fala-lhe nisso.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Beijar bem: treinar ajuda?

PERGUNTA:
Eu já tive muitas oportunidades de beijar um rapaz, mas nunca o cheguei a fazer. Sinceramente, quando chega mesmo à altura, fico com medo e com receio de não o fazer como deve de ser. Como é que se dá um linguado??? Como posso dar o meu primeiro beijo de forma a que o impressione e não se note que é o meu primeiro beijo??? Como posso ser eu, por exemplo no meio de uma conversa, a tomar a iniciativa de beijar???
Obrigada desde já!

RESPOSTA:
Cada pessoa beijará de sua forma, como sente, como acha que é. Tu farás o mesmo. É ao beijar que vais aprender. É só por esse processo que vais mesmo aprender... Sentindo, imitando, experimentando...
Claro que podes treinar nas costas da mão, mas acredita que não é o mesmo.
Coragem, ok?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cálcio a menos

PERGUNTA:
Ouvi um médico dizer, no outro dia, na televisão, que os adolescentes têm falta de cálcio. É verdade?

RESPOSTA:
Não sei se foi exactamente assim que as coisas foram ditas, mas é verdade que muitos adolescentes ingerem menos cálcio do que precisam.
O cálcio é essencial nesta fase de crescimento, porque, como facilmente compreenderás, quando crescemos o que cresce são os nossos ossos. E como são feitos com muito cálcio, nesta fase de grande crescimento em altura é necessário muito cálcio. Infelizmente, como alguns adolescentes trocam o leite e derivados lacticínios por refrigerantese/ou fast-food acabam por não ingerir cálcio em quantidade suficiente. Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que só um terço dos rapazes e um sexto das raparigas ingere o cálcio de que precisa. Assim, é essencial beber leite, comer lacticínios, apanhar luz do sol (que ajuda a metabolizar o cálcio) e, se necessário, tomar um suplemento de cálcio.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Assédio de um amigo

PERGUNTA:
Olá. Recentemente saí com um rapaz de quem sou amiga há uma data de tempo e fomos ao cinema. A meio do filme ele começou a apalpar-me e a tentar meter as mãos nas minhas calças. Fiquei furiosa e dei-lhe um estalo. A partir daí ele não pára de me chamar nomes e dizer mal de mim aos outros rapazes da turma. O que é que eu posso fazer?

RESPOSTA:
Acho que fizeste o que devias ? mostrar-lhe que no teu corpo quem manda és tu. Se ele não compreendeu de outra maneira, acho que o estalo foi um bom argumento. Ele é que é um pateta e um fraco, embora esteja a tentar mostrar "folha de serviço" aos amigos ? ele é que falhou, não te esqueças disso. Fizeste o que devias e ignora-o. Se ele perceber que não ligas nada ao que ele anda a fazer deixa de te perseguir. Se não, diz aos teus amigos que ele se portou como um idiota e que anda com essa conversa porque está frustrado e ressabiado. Vais ver que as coisas viram logo. Respeitares os outros e fazeres-te respeitar é um valor essencial na gestão da tua sexualidade.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Alterações no ânus e na vagina

PERGUNTA:
Alguns dizem que sim e outros que não, mas eu gostava de saber a verdade. O ânus e a vagina alargam com as relações sexuais???

RESPOSTA:
A vagina é naturalmente elástica, e quem normalmente acha ela fica mais larga são as mulheres que deram à luz. Contudo, habitualmente volta ao normal e existem exercícios específicos para apressar esse processo.

O ânus, envolvido na prática de sexo anal, tem uma espécie de músculo em forma de anel que o fecha, sendo que o ânus "abre" automaticamente quando se defeca. Esforçar, alargaando "à força" o orifício pode causar danos no esfíncter que o fecha, que poderá eventualmente passar a fazê-lo mal - e, assim não cumpre bem a sua função primeira.
Pode acontecer que surjam hemorróidas (dilatações dolorosas das veias dessa zona - uma espécie de "varizes")

.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Anatomias

PERGUNTA:
A minha dúvida é a seguinte: Eu queria saber se os meus "pequenos lábios" são normais; um deles é muito mais comprido do que o outro e é bastante escuro na ponta. Eu sou branca mas na ponta do meu lábio pequeno (que é bastante maior que o outro) é bastante escuro! É normal?

RESPOSTA:
O que nos dizes é normal. Sabes, nós não damos muito por isso, mas no nosso corpo não somos 100% simétricos. O mesmo se passa com os lábios da vagina.
Quanto à pele ser mais escura, também é normal. É uma pele "diferente" e a sua tonalidade mais escura é uma das suas características.
Não te preocupes.

Preocupa-te com borbulhinhas, pruridos, comichões e coisas assim...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A primeira vez

PERGUNTA:
Eu sou ainda virgem, mas não por falta de oportunidade, já por algumas vezes (4) que tenho a oportunidade de fazer amor com a minha namorada e tudo corre bem... Até à hora H, onde simplesmente perco a erecção por completo, puff... Vai-se, é só chegar a altura de meter o preservativo, chego a metê-lo e depois pimba, não há nada para ninguém...
(Que faço?) não sei o que se passa comigo, eu amo a minha namorada, ela diz que não faz mal, deve acontecer a muitos, mas não acredito que ela não esteja já um pouco farta da situação e eu começo a duvidar das minhas capacidades de homem, da minha virilidade, coisas destas só devem acontecer a velhos de 70 anos, ou nem a esses... QUE FAÇO? Começo a ficar "desesperado" com esta situação, não sei se tem a ver com nervos, se tem a ver seja com o que for... Mas ajudem-me, esta treta já me fez chorar, coisa que não acontecia há muitos e bons anos!!!
Ajudem-me por favor, um conselho, uma dica, qualquer coisa que me ajude a resolver esta situação eu agradeço...! Obrigado pela vossa atenção.


RESPOSTA:
Muito directamente: estás a entrar cada vez mais em parafuso de cada vez que te angustias com a situação. Se continuares a focar dessa maneira a tua atenção na falha, nunca vais conseguir mais nada senão desesperares e achares que não és capaz.

Tenta ver as coisas assim: Tu és uma pessoa que está a ser vítima da pressão social (que está muito presente na tua cabeça) para toda aquela imagem da primeira vez perfeita, e do papel dominante do rapaz nessa primeira vez. Estás preocupadíssimo com o teu desempenho. É normal. Olha que problemas de falta de erecção e de "é tão bom, não foi?" há para aí às carradas (e não é preciso ter 70 anos).

Sabes, praticar sexo é como quase tudo na vida: quanto mais se "treina" melhor fica e melhor é. Antes de saberes escrever bem, começaste por desenhar letras; antes de andar de bicicleta, andavas aos tombos. A primeira vez (de tudo) nunca se sabe bem como se faz e como é.
Com o sexo é o mesmo.

Parece-me que tens uma namorada às direitas, que não se importa com uma coisa que É NORMAL! Se perdes a erecção depois de pores o preservativo (rapaz sensato!), é porque é nesse momento (antes da penetração - que tu vês como o teu exame final) que não tens confiança em ti.

Se és carinhoso, brincas, acaricias e beijas sem dramas (acho) é porque NÃO ESTÁS com medo de falhar nisso. Também beijaste uma primeira vez, certo? E outra, e outra...
A primeira vez NEM SEMPRE é uma boa (muitas vezes NÃO É, por que é o início de uma aprendizagem).

Será que tens medo de algo mais? Que ela, apesar de tudo engravide? Que vocês acabem e que venhas a ter problemas? Se é isso, tens de resolver essas questões antes. Olha que o preservativo é um método muito seguro.

Resumindo:
1 - Se não tens dúvidas de que queres ter relações com ela.
2 - Se não tens outros medos.
3 - Se tens confiança em ti.
Dá-te uma chance de o provares. Vai com calma, deixa as coisas acontecerem.
1 - NÃO COMECES a pensar em falhas quando colocas o preservativo.
2 - Pensa: "Eu amo-te, eu quero-te. Eu vou dar o meu melhor e vou SER EU, o melhor que sei - EU, que quero ser melhor e ser bom para ti."
3 - Baixa as expectativas. Pode não ser uma primeira vez fabulosa, mas é o princípio de muitas vezes cada vez melhores!
4 - Depois de colocares o preservativo não tentes logo a penetração, faz mais umas carícias, uns beijos, retoma a confiança (e a erecção).

TEM CONFIANÇA EM TI (em vocês) E BAIXA AS EXPECTATIVAS.
Tudo de bom!