quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Começar a tomar a pílula

PERGUNTA:
Esta semana fui a uma consulta de Ginecologia e a médica receitou-me uma pílula que melhora o acne e regula o período... Essa pílula também resulta como contraceptivo? É que já pensei em começar a minha vida sexual... É preciso deixar de a tomar para começar a ter relações sexuais? A Dr.ª disse qualquer coisa sobre esta pilula e a vida sexual... Algo que eu não entendi bem. Gostaria de ver estas minhas "dúvidas" esclarecidas. Obrigada pela atenção...

RESPOSTA:
Sim, se a ginecologista te receitou a pílula, ela também resulta como contraceptivo, mas nada de te pores a fazer sexo só porque sim. As relações sexuais devem ser fruto de uma relação afectiva, e não sexo que se faz só para a "aproveitar".

Se deixares de tomar a pílula para teres relações sexuais, o mais certo é acabares grávida! A pílula deve ser tomada tal e qual como o médico mandou: tanto para a acne, como para regularizar o período, como para impedir a gravidez.

Notas:
(1) A pílula não impede que se apanhem doenças sexualmente transmissíveis! Para isso, só o preservativo.
(2) Se quiseres perceber bem como funciona a pílula, lê a bula (o papelinho) que ela traz.

Mais dúvidas, escreve!

Nenhum comentário: