terça-feira, 31 de julho de 2012

Declaração de amor

Mensagem 
Gosto de uma rapariga e já notei algum interesse dela por mim. Não sei como me declarar . 

Resposta 
Para que ela se possa interessar por ti, ela tem de reparar em ti, ver que tu existes (e não é fazendo o pino à frente dela... mas nunca se sabe). Dá-lhe os bons dias, pergunta-lhe as horas ou outra coisa qualquer. Pede-lhe uma informação, etc. Usa a imaginação! A resposta à tua pergunta tem muito a ver com a idade dela. Observa as raparigas à tua volta, em especial a que te interessa: vê o que elas fazem, que música ouvem, que filmes vêem, onde gostam de ir, de quem falam e de que falam... De resto, as raparigas de qualquer idade gostam de rapazes meiguinhos, nada brutos, que as respeitem, que tenham humor, que lhes liguem e que sejam maduros (nada de coisas de "putos"), percebes? Truques? Fala com ela (as raparigas adoram falar de tudo e de nada - e às vezes são bem chatas) e ouve-a. Pronto! Em qualquer caso, é difícil fazer com que uma rapariga goste de nós sem um amor sincero e uma valente aposta na sedução. Por outro lado, não se pode forçar o amor... Depois de ela reparar em ti e falarem os dois, arranja modo de prolongar o contacto / a conversa (ou mais conversas). Descobre algo de interesse comum (não é fácil) ou convida-a para algo de simples, ou... Agora é contigo.

sábado, 21 de julho de 2012

Corrimento vaginal

Mensagem: 
Olá. Da minha vagina, nestas últimas semanas, está a sair um líquido esbranquiçado muito estranho. Eu gostaria de saber se vocês me poderiam ajudar com esse problema, por favor. 

Resposta: 
Não sabemos a tua idade, mas se ainda não tiveres o período, é normal que, no período que antecede a primeira menstruação apareça corrimento. Se já o tiveres, pode ter a ver com os fluidos naturais do corpo. Em qualquer caso, se esse corrimento cheira mal ou se tens comichão, vai ao médico.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Contracepção de emergência

Mensagem 
Reparei que não mencionam a pílula do dia seguinte e gostava que me dessem mais informação sobre isso. Ouvi falar, mas nada de muito concreto, por isso não sei se é veradade, sobre uma injecção que se dá as mulheres, é contraceptiva e não é muito frequente; podiam também dar-me alguma informação? 

Resposta 
A pílula do dia seguinte (ou, mais correctamente: "contraceptivo de emergência") deve apenas ser tomada nesse caso: uma emergência! Por a sua carga hormonal ser tão grande, pode causar transtornos à mulher. Como é um medicamento muito forte, não se deve fazer de tomá-la algo banal como tomar uma aspirina. É vulgarmente conhecida como "pílula do dia seguinte" pois deve ser tomada no máximo 72 horas depois da relação sexual ocorrer, de preferência começando logo no dia seguinte, pois o seu mecanismo de acção é impedir que o óvulo se aloje no útero. Quanto à injecção contraceptiva: sim, existe. Esta é dada (normalmente) nos Centros de Saúde e reserva-se, regra geral, às mulheres que são incapazes de seguir regularmente a toma da pílula. Existe, desde há muito pouco tempo, a alternativa do adesivo (Ver: Informação fundamental, nesta secção) que impede a gravidez, cuja entrada no mercado está prevista para Janeiro de 2004, mediante receita médica. O melhor é aproveitares uma consulta de ginecologia e colocares essas dúvidas todas ao médico. É também para isso que ele(a) lá está... Tudo de bom!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Contraceptivos: a pílula aumenta o risco de acidentes vasculares.

Errado.

Esta ideia de que existiria uma relação entre a pílula e uma maior incidência de acidentes vasculares entre as mulheres vigorou nos anos 60 e 70 do século passado. Segundo os estudos então efectuados, os riscos eram muito altos para mulheres que tomassem a pílula e que fumassem e aumentavam com a idade.

Estudos mais recentes não encontraram factores que elevem o risco de doenças em mulheres que utilizem a pílula. No entanto, entre as fumadoras, há um risco adicional de ocorrência de acidentes vasculares para as que utilizem este método contraceptivo.

domingo, 1 de julho de 2012

Atracção pelo mesmo sexo

Mensagem: 
Eu li em uma pergunta sobre homossexualismo que a pessoa descobre que é homossexual quando sente atracção por pessoas do mesmo sexo. Minha dúvida - aliás, eu sofro por causa disso - é que eu sinto atracção por homens. Só que a minha atracção não é aquela de "Ah... como eu gostaria de transar com ele." Não! Eu apenas acho que o corpo de um homem é bonito, gosto de ver corpos de homens bem tratados mas é apenas isso!!! Não vou negar que eu fique excitado em ver um homem pelado, porque seria mentira. E até às vezes eu penso em homens na hora da masturbação. Mas, de verdade, eu não vejo a hipóstese de transar com outro homem, beijar outro homem - eu acho um nojo! Ficar pegando em outros homens eu não faço! Aliás, eu adoro ficar com meninas. Eu adoro mulheres! Só que fico com essa dúvida se sou gay! Porque às vezes eu ando na rua e passa um homem bonito ou na praia olho para a sunga dele. Mas é só isso! Mesmo! Nada mais! Eu sou gay. E se for pode ter a certeza de que nunca irei ter relações. 

Resposta: Na verdade, o que nos contas dá a entender que apenas aprecias os homens como exemplares físicos, privilegiando o cuidado e beleza. Isso não é homossexualidade. As mulheres têm muito menos problemas em apreciar ambos os sexos e até apreciam muito as outras mulheres fazendo delas termos de comparação. Os homens é que receiam assumir que se comparam também aos seus pares noutros aspectos que não apenas o tamanho do pénis... Podem admirar um homem bonito, cuidado, charmoso do mesmo modo que uma mulher o faria. A homossexualidade passa pela atracção física, sexual, de relação. No caso que contas parece-nos que é simplesmente apreciar o que é bonito.