sexta-feira, 21 de junho de 2013

Relações que "acabam mas não acabam"


Mensagem:
Eu sei que isto parece uma estupiz escrever e "desabafar", mas a verdade é que eu já não sei bem o que fazer. É muito simples.
Tudo começou, basicamente, há 4 meses. Nós namoravamos, mas ele acabou porque eu iria para outra escola, longe, e não nos iríamos ver tantas vezes. Eu aceitei a decisão tomada, mas acho muito normal ter ficado um pouco chateada. Mas não fiquei chateada por ele ter acabado comigo, mas sim por não ter falado comigo antes. Se calhar não estou a ser clara... vou especificar. Eu decidi ir falar com ele porque ele não me respondia ás mensagens, nem ás chamadas nem aos mails. Eu achei muito estranho. Mais tarde manda-me um e-mail a dizer que queria acabar. Concluíndo, fiquei chateada por ele não me ter falado antes. 

Eu fui para a minha vida, ele para a dele......Ficámos algum tempo ser falar. Mais tarde começamos outra vez a falar - por mensagens, por mails....etc..

Em Fevereiro as coisas aqueceram porque ambos começámos a mandar indirectas que algo podia ainda acontecer. Na verdade, eu nunca acabei de gostar dele. Soube que ele teve outra namorada. Mas já acabou; felizmente! (assim tenho o caminho livre!!!) Eu vi o hoje, e ele viu-me. Mas estávamos longe um do outro. Ele ficou muito tempo a olhar. Talvez para certificar que era mesmo eu....Não sei! Gostava de saber se ele gosta de mim...Mas como? Vou falar com ele....Escrevo-lhe..telefono-lhe ou não faço nada! Obrigada.

Resposta
O que nós podemos dizer-te é, quase de certeza, algo que já disseste a ti própria: fala com ele; falem dos vossos sentimentos e definam a vossa relação.
Contudo, se o teu lado descreve a realidade, ele tem de "crescer" um pouco para ser capaz de assumir as suas decisões (e indecisões).
Pela tua parte, se não houver da parte dele nenhum sentimento mais forte por ti, não insistas numa relação de um sentido só.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeira vez: com que idade?


Mensagem:
Boas. Tipo, queria saber por que é que os adultos sempre dizem "Ai 13 ou 14 anos é muito novo". Não vejo razão para se ter uma idade específica para ter relações sexuais. Será que um rapaz de 13 ou 14 anos está apto para ter relações sexuais?? ou existem essas tais restrições que não percebo? Obrigado.

Resposta:
Olá!
A "idade específica" para ter relações sexuais tem a ver com maturidade. 
Maturidade dos órgãos sexuais e do aparelho reprodutor e (espera-se) maturidade mental para compreender as implicações de uma relação sexual (nota que neste caso por relação sexual não queremos dizer "acto sexual").

Muitas vezes um rapaz aos 13 anos pode ter os seus órgãos sexuais desenvolvidos, mas pode querer ter sexo apenas para experimentar, para ver se é capaz, para ter prazer sexual... No entanto, o comentário dos adultos (que, quer queiras e aceites, quer não, têm mais experiência e sabem mais) é o de esperar - porque sabem que a tal maturidade mental é essencial.

Num exemplo - que é apenas isso, um exemplo - podes talvez entender o paralelo: a carta de condução tira-se aos 18, mas podes saber conduzir desde a altura em que chegas aos pedais, certo? 
Não é por acaso que se definiram os 18 anos: tem a ver com a tal maturidade que se deve ter (e que muita malta não tem, pois continua a espetar-se/matar-se e a achar que muita velocidade sempre é que mostra valor). (Nota: não queremos com isto dizer que o sexo deve começar aos 18!)

O sexo não tem limite para se começar (nem para acabar), mas deve haver o bom senso de saber mais, de ser mais "crescido" de cabeça/cérebro - aí sabe-se mais e têm-se relações com outra maturidade. Percebes?

No entanto, se tiveres relações aos 13, tudo bem, não há nada contra, mas toma sempre precauções - tu e ela, ok?

Fica bem!

sábado, 1 de junho de 2013

Período: tenho 13 anos e não aparece


Mensagem:
Eu tenho 13 anos, só que ainda não me apareceu o período! Mas nas minhas cuecas aparece um líquido escuro/claro (depende dos dias e do que faço).

Resposta:
Muitas vezes pode haver corrimentos da vagina sem que tal queira significar que algo está mal.
Protege-te utilizando os pensinhos diários.
Mas fica alerta: corrimentos a cheiral mal ou comichões intensas são razão para ires logo ao médico, ok?