segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Masturbação e virgindade

Mensagem:
Queria saber se ao masturbar-nos perdemos a virgindade, ou seja, o hímen rompe-se?


Resposta:
A masturbação feminina pode assumir várias formas com vários graus de contacto. Podem ser apenas carícias (e aí não há o risco de o hímen romper) e pode ser a introdução de objectos (ou afins) na vagina e aí, sim, existe o risco de se romper o hímen.
Mas, como vês, uma mulher também pode masturbar-se sem romper o hímen.
Para concluir, pensa um pouco no que significa perder a virgindade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Chás e a Gravidez




Por trás do uso de chás durante a gravidez, existem duas questões: a preocupação a respeito dos seus efeitos sobre o bebé; e também a questão levantada pela crendice popular sobre o chá abortivo.

Existe uma concepção sobre o uso de chás para provocar o aborto, especificamente o chá de carqueja. Esta concepção não encontra nenhuma evidência científica, e nenhuma droga é derivada desta planta para fins abortivos, mesmo em situações médicas e terapêuticas.

Na verdade, o uso abusivo de chás, que por sua vez contém substâncias, tais como a cafeína, que podem atravessar a placenta, pode provocar efeitos negativos tanto na mãe, quanto no bebé, mas raramente provocam o aborto. Por isso, são um risco para a gestante.

O seu uso para estas finalidades tem grandes chances de provocar sintomas graves de intoxicação, podendo até mesmo levar à morte da mãe.

Quanto ao uso de chás rotineiros durante a gestação, é importante observar quais chás possuem efeitos benéficos e quais podem prejudicar a mãe e o bebé.

De acordo com nutricionistas, a gestante deve optar pelos chás claros, mas não deve tomá-los todos os dias, sendo que a melhor opção de chá para a gestante é o de erva doce e erva cidreira porque tem efeito calmante.

Chás que podem ser utilizados na gravidez
Chá de erva doce;
Chá de erva cidreira;
Chá de alfazema.

Chás que não devem ser utilizados na gravidez
Chá mate;
Chá de cravo-da-índia;
Chá de canela;
Chá preto;
Chá branco;
Chá verde.


Fonte: Chás e a Gravidez | Planeamento Familiar

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Masturbação "a mais"

Mensagem
Masturbo-me regularmente há 3 anos e tenho hoje 18. Ultimamente reparei que aquilo a que chamam epidímio (não sei se o termo está bem escrito mas refiro-me aos canais onde são armazenados os espermatozóides nos testículos) se encontra bastante grande no meu testículo esquerdo, ao contrário do que se passa no direito. Ao apalpar é possível distinguir uma massa de canais quase tão grande como o próprio testículo. Não sei se é normal ou se é grave ou ainda se se deve aos meus estúpidos hábitos e agradecia muitíssimo que me ajudassem.

Envergonho-me de o fazer tanto e não quero falar com nenhum médico antes de ter a vossa opinião visto conseguir algum anonimato por esta via de conversa. Está claro, parei de me masturbar há 8 dias... Obrigado e por favor respondam-me.


Resposta
Masturbar-se muitas vezes não causa mal nenhum. Como em tudo, só será uma prática negativa se se tornar num exagero: se tu não conseguires deixar de pensar nisso ou de passares sem isso em qualquer circunstância. Resumindo: se for um vício, uma dependência.

Se tu te masturbares com uma regularidade semelhante à que terias relações sexuais (que até pode ser todos os dias), não estás a fazer nada de anormal.

O caso que contas tem mesmo de ser visto por um médico. Podes estar com algum problema. (Ah! E os teus hábitos não são estúpidos.)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mamas de tamanho diferente

Mensagem:
Por que é que uma mama cresce sempre primeiro que a outra? É que eu tenho uma grande e outra que ainda nem começou a crescer...

Resposta:
As mamas das raparigas crescem a velocidades ligeiramente diferentes, mas não se gera uma diferença assim tão grande que seja problema, até porque rapidamente os peitos "acertam" o tamanho.

Só deves preocupar-te se for uma diferença muuuito visível, e mesmo assim, não corras para o médico, pois o nosso corpo na maior parte das vezes ajusta-se sempre naturalmente.
Dá tempo ao teu corpo, ok?

Tudo de bom

sábado, 1 de dezembro de 2012

Laqueação de trompas

Mensagem
Desejava saber como é que cirurgicamente se processa a laqueação de trompas; se é por incisão externa ou por via vaginal. Tenho 37 anos, duas filhas e eu e o meu marido estamos seriamente a pensar nessa opção.

Resposta:
A laqueação (tanto quanto sabemos) pode ser feita pelos dois processos. Só o médico pode saber qual o mais indicado, mas lembramos que é um método dificilmente reversível.
Por favor, consulte o seu ginecologista e exponha-lhe as suas dúvidas. É o mais seguro e o mais sensato.